Descubra por que o sol não é o vilão que todos dizem ser - Amadí Spa - Moema

Descubra por que o sol não é o vilão que todos dizem ser

O sol é apontado como um grande vilão: o causador de câncer e envelhecimento precoce, que traz prejuízos para o organismo, como a desidratação e também insolação. Porém, tomar sol não traz somente malefícios para o nosso corpo. Pelo contrário, ele é essencial para nossa saúde.

O sol pode fazer bem e fazer mal

Não se pode negar que existem efeitos maléficos do sol sobre o corpo humano. Os raios solares podem causar sérias queimaduras na pele, podem causar cegueira, são motivo da formação de catarata, também desidratam o organismo, causam a insolação e podem promover o desenvolvimento do câncer de pele. Porém, tudo isso quando tomamos sol em excesso.

Assim como tudo em nossa vida, quando o sol é demais ele traz prejuízos para o corpo e saúde. Porém, quando ele é de menos também! Assim, tomar sol é essencial para manter o equilíbrio do organismo, mas não podemos passar da conta para que os seus efeitos benignos não acabem se transformando em malignos.

Pessoas de todas as idades precisam tomar sol para poder aproveitar os seus efeitos benéficos, dos quais nós vamos falar daqui a pouco. Mas para tomar sol é preciso ter o cuidado de não ficar muito tempo exposto a ele; também é preciso escolher os horários quando a incidência de raios UV é menor, para que a pele não seja castigada.

Os horários de pico, como entre meio-dia e 15 horas, precisam ser evitados, pois nesse período os raios de sol são fortes e a radiação é mais intensa. Mas, também não adianta tomar sol somente de manhãzinha, quando a incidência dos raios é bem pequena e o sol quase não esquenta, vamos dizer assim. É importante sentir o calor do sol num horário quando ele não está nem insuportavelmente quente e nem ameno demais, pois assim não são aproveitados seus benefícios.

Veja agora o que tomar sol pode fazer de bem para nosso organismo:

  • Fortalece os ossos e articulações: o sol é nossa maior fonte de vitamina D e somente com ele é que conseguimos atingir os níveis ideais dessa vitamina em nosso organismo. A vitamina D é a responsável pela absorção do cálcio pelo organismo, assim, não adianta consumir o cálcio se não damos ao organismo a situação necessária para ele aproveitar essa vitamina. É essencial unir a ingestão de cálcio ao banho de sol, situação que favorece pessoas de todas as idades, mas é especialmente favorável para crianças e idosos, que precisam fortalecer ossos e articulações;
  • Combate a depressão: o sol também ajuda na produção de serotonina, uma substância que causa sensação de prazer e satisfação, deixando a pessoa mais feliz e, com isso, combate a tristeza, prevenindo a depressão;
  • Bem-estar e relaxamento: o calor ajuda a estimular a circulação sanguínea, e o sangue fluindo livremente oxigena cada parte do corpo, leva nutrientes para as células e alivia as dores, relaxando a musculatura. Assim, o calor do sol pode trazer bem-estar e relaxamento;
  • Prevenção do câncer: o sol, quando em quantidades adequadas, pode ajudar na prevenção do câncer, porque ajuda a evitar a transformação das células que levam a esse problema. Ele previne em especial o câncer de próstata, ovário, mama e cólon;
  • Combate a insônia: o sol também favorece o aumento da produção de melatonina, substância que ajuda a regular o sono e que combate a insônia.

O sol ainda tem efeitos positivos em pessoas que sofrem com problemas como o Mal de Alzheimer, a psoríase e ainda reduz a chance de desenvolvimento de esclerose múltipla, fator associado aos níveis de vitamina D no corpo da mãe durante a gravidez.

Por isso, não se esconda tanto assim do sol. Em excesso, ele pode realmente fazer mal, porém ele faz muito bem para o ser humano, então busque sempre pelo equilíbrio para poder usufruir de seus benefícios sem correr riscos.

O que vem por aí?

Em nossa próxima postagem vamos falar de um tema muito importante, o equilíbrio de nossas ações e hábitos, fundamental para ter qualidade de vida. Não perca!

Deixe um comentário

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2019 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

MENU
Amadí Spa