Óleos Essenciais do Amadí Spa

Óleos Essenciais - Amadí Spa - Moema

Conheça um pouco mais sobre os novos óleos essenciais de alecrim, laranja doce e lavandim, lançados agora pelo Amadí em convenientes frascos de 20 ml para você poder levar um pouco do nosso Spa para a sua casa.
Os óleos são exatamente os mesmos usados no Spa em massagens, banhos e difusores de aromas, mas eles têm vários outros usos e benefícios. Aqui você pode aprender um pouco sobre sua composição, propriedades, aplicações e benefícios, além de conferir os melhores métodos de uso.

 

Alecrim Alecrim

Rosmarinus officinalis

Processo de extração: destilação a vapor

Coloração: Clara

Nativo de região mediterrânea, especialmente nas áreas rochosas próximas ao mar, é cultivado em todas as partes do globo. Considerado na França e Itália como uma proteção contra os espíritos malignos, é usado como incenso em algumas cerimônias religiosas. Um ramo de alecrim enlaçado com fitas de seda também era oferecido aos convidados nas núpcias como símbolo de amor e lealdade.

Nos hospitais da França queimava-se o alecrim juntamente com o zimbro para purificar o ar e prevenir infecções. O nome significa “o frescor do mar”, do latim “ros maris”.

É uma planta semiarbustiva lenhosa, de ciclo perene e que atinge até 2m de altura. As folhas são lineares, estreitas, opostas, coriáceas e séssis. Têm coloração verde na parte superior do limbo e na inferior são esbranquiçadas, com pelos bem finos. As flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares em forma de cacho.

Composição: acetato de borneíla, α-terpineol, β-cariofileno, borneol, eucaliptol, canfeno, cânfora, Δ3-careno, cineol, geraniol, aldeído cumínico, linalol, limoneno, p-cimeno mirceno, α e β-felandreno,  α e β-pineno, α e β-terpineno, tujona, terpinen-4-ol, α-terpineol, verbenol, verbenona, fenchona.

Aplicação do óleo essencial: abcessos, acne, asma, artrites, bronquite, cãibras musculares, dedibilidade geral, exaustão, estafa e cansaço mental, má circulação, neuralgia. Purificador em geral, é antisséptico, bactericida, tônico do fígado, da vesícula e do sistema nervoso, antidepressivo, animador e fortificante de reforço para pessoas hipotensas. É analgésico nas dores musculares, articulações e artrites, gota, lesões e queimaduras. Regula a digestão diminuindo os espasmos e a flatulência. Estimula o sistema respiratório, os centros vitais, o metabolismo e as glândulas adrenocorticoides.

É indicado para tratar acne, eczema, pele madura e no tratamento capilar, como regulador da seborreia, oleosidade dos cabelos, caspa, queda dos cabelo e estimulante do couro cabeludo.

Precauções: deve ser usado com cautela por pessoas hipertensas ou epiléticas, devido as suas qualidades estimulantes. Evitar o uso na gravidez, na febre ou junto com medicamentos homeopáticos.

 

Métodos de Uso

  • Shampoos e condicionadores: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para cabelos oleosos, caspa, circulação capilar, queda de cabelo.
  • Difusão área: 5 gotas de óleo essencial em 50ml de água. Indicado para anemia, astenia, bronquite, catarro, ativação dos centros vitais, depressão, distúrbios do sistema nervoso.
  • Inalação seca: 5 gotas de óleo essencial aplicados diretamente em um lenço ou flanela para aspirar. Indicado para astenia, catarro.
  • Inalação úmida: 3-6 gotas de óleo essencial em 2 litros de água quente. Aspirar por 5-10 minutos. Indicado para catarro.
  • Compressa: 5 gotas de óleo essencial em ½ litro de água. Embebedar o tecido e aplicar. Indicado para acne, abscesso, articulação inflamada, artrite, bronquite, cãibra, aumento da circulação sanguínea, congestão da vesícula, dermatite, diurético, dores musculares e articulares, eczema, gota, pele madura, pele seca, queimadura.
  • Banhos e lavagens locais: 5-7 gotas de óleo essencial na água de banheira. Indicado para abscesso, anemia, articulação inflamada, artrite, bronquite, cabelos oleosos, cãibra caspa, ativação dos centros vitais, aumento da circulação sanguínea, circulação capilar, cogestão da vesícula, cansaço mental, fadiga, memória fraca, depressão, distúrbios do sistema nervoso, diurético, dores musculares e articulares, queimadura.
  • Unguento e pomadas: 30 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora, preparada com 30g de cera de abelha com 70 ml de óleo vegetal. Indicado para abscesso, articulação inflamada, artrite, cãibra, ativação dos centros vitais, aumento da circulação sanguínea, circulação capilar, cogestão da vesícula, dermatite, dores musculares e articulares, furúnculo.
  • Cremes e loções: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para abscesso, acne, cabelos oleosos, cãibra, caspa, diurético, eczema, pele madura, pele seca, queda de cabelo, queimadura.
  • Máscara facial: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para acne, dermatite, eczema, pele madura, pele seca.
  • Massagem: 40 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para abscesso, acne, anemia, artrite, astenia, bronquite, cãibra, catarro, ativação dos centros vitais, aumento da circulação sanguínea, cogestão da vesícula, depressão, dermatite, distúrbios do sistema nervoso, diurético, dores musculares e articulares, eczema, furúnculo, pele madura, pele seca.

Laranja-DoceLaranja Doce

Citrus aurantium var. dulcis – Citrus sinensis

Processo de extração: expressão a frio

Coloração: Laranja

A planta é cultivada em muitas partes do mundo, mas o óleo essencial e produzido principalmente na Itália, França, Espanha, Brasil, Israel e Califórnia. Originária da Ásia, mais especificamente da Indochina e do Sul da China, a laranja é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Seu nome vem do sânscrito “naaranga” ou “nagaaruka”, transformado depois ara “narrang”, na Pérsia, e para “naranja”, na Arábia. As laranjas são muito usadas na medicina chinesa. Os romanos bebiam a água das flores da laranjeira após as festas, para reduzir a ressaca. Também tem disso usada para fortalecer o sistema imunológico e combater resfriados. O óleo essencial é constituído de quase 90% de limoneno, que refresca e estimula, ao mesmo tempo que induz ao relaxamento. É um bom rejuvenescedor de pele e excelente para acalmar as crianças.

É uma árvore de porte médio, que pode atingir até 8m de altura. Seu tronco tem casca castanho—acinzentada a sua copa é densa, de formato arredondado. As folas são simples, tem textura firme e bordos arredondados, exalando um aroma característico quando maceradas.

Composição: limoneno, neopiridina, naringina, rutina, eriocitrina e hesperidina, limonina, acetato de linalil, nerol, carotenoide.

Aplicação do óleo essencial: obesidade, gripes, resfriados, digestão difícil, constipação, flatulência, gengivites, pele opaca, ansiedade, estresse, alivia TPM, anti-inflamatório, cicatrizante.

Precauções: é um óleo seguro, porém fototóxico. Não aplicar em áreas que estarão sujeitas à exposição solar pelas 24 horas seguintes. Algumas pessoas têm experimentado dermatites devido ao teor de limoneno.

 

Métodos de Uso

  • Shampoos e condicionadores: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora.
  • Difusão área: 5 gotas de óleo essencial em 50ml de água. Indicado para ansiedade, estresse, indigestão, resfriados e gripes.
  • Inalação seca: 5 gotas de óleo essencial aplicados diretamente em um lenço ou flanela para aspirar.
  • Inalação úmida: 3-6 gotas de óleo essencial em 2 litros de água quente. Aspirar por 5-10 minutos.
  • Compressa: 5 gotas de óleo essencial em ½ litro de água. Embebedar o tecido e aplicar. Indicado para flatulência, indigestão, prisão de ventre.
  • Banhos e lavagens locais: 5-7 gotas de óleo essencial na água de banheira. Indicado para estresse, flatulência, prisão de ventre, resfriados e gripes.
  • Unguento e pomadas: 30 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora, preparada com 30g de cera de abelha com 70 ml de óleo vegetal.
  • Cremes e loções: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora.
  • Máscara facial: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora.
  • Massagem: 40 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para ansiedade, estresse, flatulência, indigestão, prisão de ventre.

LavandimLavandim

Lavandula hybrida

Processo de extração: destilação a vapor

Coloração: Clara, com um toque de amarelo

Trata-se de uma planta híbrida, desenvolvida pela cruzamento de lavanda original (Lavandula angustifolia) com a lavanda-espiga (Lavandula latifolia). Pelo fato de ser híbrida, possui variedade de formas. No geral ela é mais alta que a lavanda original, e de caule lenhoso. Suas flores podem ser azuis ou acinzentadas.

Composição: linalol, acetato de linalia, cânfora, borneol, acetato de borneíla, ceneol.

Aplicação do óleo essencial: estimulante do sistema respiratório, calmante das emoções e da mente, antisséptico desodorante, abscessos, pústulas, furúnculos, pele seca, pele opaca, pele irritada, eczema, picadas de inseto, parasitas, escabiose, machucados, torceduras, dores musculares, cistite, asma, fadiga e vertigem.

Precauções: Evitar durante a gravidez e em casos de epilepsia e febre, devido ao seu teor de cânfora.

 

Métodos de Uso

  • Shampoos e condicionadores: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para caspa.
  • Difusão área: 5 gotas de óleo essencial em 50ml de água. Indicado para asma, bronquite, catarro, ativação dos centros vitais, fraca, depressão, doenças infecciosas, dor de cabeça, enxaqueca, estresse, menopausa.
  • Inalação seca: 5 gotas de óleo essencial aplicados diretamente em um lenço ou flanela para aspirar. Indicado para asma, catarro.
  • Inalação úmida: 3-6 gotas de óleo essencial em 2 litros de água quente. Aspirar por 5-10 minutos. Indicado para catarro.
  • Compressa: 5 gotas de óleo essencial em ½ litro de água. Embebedar o tecido e aplicar. Indicado para abscesso, acne bronquite, cistite, dermatite, doenças infecciosas, dor de cabeça, dores musculares e articulares, eczema, enxaqueca, erupções cutâneas, furúnculo, pele inflamada, pele madura, pele seca, picada de inseto, queimadura.
  • Banhos e lavagens locais: 5-7 gotas de óleo essencial na água de banheira. Indicado para bronquite, caspa, ativação dos centros vitais, cistite, cistite, depressão, doenças infecciosas, dor de cabeça, dores musculares e articulares, estresse, picada de inseto, queimadura.
  • Unguento e pomadas: 30 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora, preparada com 30g de cera de abelha com 70 ml de óleo vegetal. Indicado para abscesso, ativação dos centros vitais, dermatite, doenças infecciosas, dor de cabeça, dores musculares e articulares, erupções cutâneas.
  • Cremes e loções: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para abscesso, acne, eczema, erupções cutâneas, furúnculo, pele inflamada, pele madura, pele madura, pele seca, picada de inseto, queimadura.
  • Máscara facial: 10 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para acne, dermatite, eczema, erupções cutâneas, furúnculo, pele inflamada, pele madura, pele seca.
  • Massagem: 40 gotas de óleo essencial em 100ml de base carreadora. Indicado para abscesso, acne, asma, bronquite, catarro, ativação dos centros vitais, cistite, depressão, dermatite, doenças infecciosas, dor de cabeça, dores musculares e articulares, eczema, enxaqueca, erupções cutâneas, estresse, furúnculo, menopausa, pele inflamada, pele madura, pele seca.