10 mitos sobre a drenagem linfática

10 Mitos sobre a drenagem linfática

Conheça agora alguns mitos sobre a drenagem linfática para que você possa esclarecer suas dúvidas sobre esse procedimento tão benéfico para o organismo e que ainda promove bem-estar e melhora a estética.

1 – Qualquer pessoa pode realizar o procedimento – não é verdade que qualquer pessoa pode realizar uma boa drenagem linfática, com os movimentos certos, na sequência correta e da maneira correta para que os resultados sejam eficazes e positivos. Somente profissionais devidamente capacitados como técnicos, fisioterapeutas e esteticistas podem fazer o procedimento corretamente.

2 – Ela sozinha elimina a celulite – a drenagem linfática não é um procedimento que sozinho elimina toda a celulite. A massagem terá um efeito positivo sobre o aspecto da celulite, porém, não é suficiente para eliminar o problema. Como a drenagem atua sobre uma das causas da celulite, que é retenção de líquidos, ela vai ajudar a promover a melhora do problema e a quebra do ciclo de formação, mas ainda assim atua como coadjuvante no tratamento desse problema.

3 – Mulheres grávidas não podem fazer a drenagem – mulheres podem fazer a drenagem linfática, e para seu estado ela é até mesmo indicada, já que durante a gestação o organismo da mulher tem maior tendência a reter líquidos, o que causa os inchaços típicos desse estado. Entretanto, as gestantes precisam receber autorização do médico para realizar o procedimento e ainda devem ser atendidas por um profissional especializado em drenagens para gestantes a fim de não oferecer nenhum risco para mãe e bebê.

4 – Drenagem com aparelhos oferece melhores resultados – tanto a técnica manual como a técnica com aparelhos oferecem resultados positivos sobre o organismo, porém, através da drenagem realizada manualmente é possível atuar com mais eficácia sobre os pontos que precisam de mais atenção, porque o profissional pode acompanhar mais atentamente e de perto todo o procedimento.

5 – Drenagem linfática causa dor – a drenagem linfática não precisa causar dor para ser bem sucedida. O procedimento deve ser relaxante, porque os líquidos se movimentam pelo tecido de maneira lenta e suave, portanto, não é preciso fazer pressão no corpo para que os líquidos sejam eliminados.

6 – Toda drenagem linfática aumenta a vontade de ir ao banheiro – a vontade de ir ao banheiro após a sessão de drenagem linfática varia de pessoa para pessoa e de caso para caso. Algumas pessoas sentem vontade de ir ao banheiro por causa da grande quantidade de líquidos retidos em seu organismo e que receberam estímulo para serem eliminados. Com outras pessoas isso não acontece.

7 – O procedimento elimina acne – a drenagem linfática não elimina a acne, mas assim como no caso da celulite, ajuda a amenizar o problema, porque ao eliminar a retenção de líquidos, a drenagem ajuda a eliminar também as toxinas acumuladas, que podem contribuir para casos de acne.

8 – A drenagem linfática emagrece – quando se realiza um procedimento de drenagem linfática pode acontecer a diminuição de algumas medidas, porque a retenção de líquidos causa inchaço, promovendo o aumento do volume corporal. Entretanto, a drenagem linfática atua apenas sobre os líquidos retidos pelo organismo e não nas camadas de gordura, assim, ela não ajuda a emagrecer e não tem ação sobre a gordura corporal, apenas sobre o inchaço provocado pelos líquidos.

9 – Fazer drenagem linfática acarreta hematomas – como não é preciso fazer pressão na pele e tecidos para eliminar os líquidos retidos, a drenagem não causa nenhum tipo de marcas pelo corpo, muito menos hematomas. O procedimento é suave e relaxante e não causa efeitos colaterais na pele.

10 – A drenagem linfática não impacta a saúde – sim, a drenagem linfática impacta a saúde, mas de uma maneira positiva! O procedimento é indicado até mesmo para casos pós-operatórios para ajudar na recuperação do paciente. Também ajuda no processo de cicatrização, melhora a nutrição das células, tem ação sobre sintomas da TPM, melhora a oxigenação das células e promove a melhora dos quadros de constipação intestinal. Também pode ser utilizada como tratamento para varizes, problemas de circulação e linfedemas.

 

 

O que vem por aí?

Quem deve fazer massagem? Em nossa próxima postagem, vamos apresentar as indicações e contraindicações da massagem.

Leave a Comment

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2020 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

Amadí Spa