Conheça 10 benefícios do gengibre - Amadí Spa - Moema

Conheça 10 benefícios do gengibre

A natureza tem muito a oferecer para nossa saúde. Entre folhas, raízes, flores, cascas, sementes, entre tantas outras mais, as plantas fornecem muitas substâncias benéficas que atuam como preventivos, medicamentos ou como cosméticos, destinados para todo tipo de resultado que se pretende. O gengibre está na lista de produtos naturais que possuem muitas propriedades benéficas. Ele é um vegetal nativo da Ásia, e produz uma raiz tuberosa que pode ser empregada na medicina e na culinária, favorecendo também a estética.

Conheça 10 propriedades da sua raiz e descubra os benefícios do gengibre, tão apreciado.

1 – Previne os resfriados e gripes

O gengibre fortalece o sistema imunológico deixando o corpo mais resistente ao ataque dos vírus que causam a gripe e o resfriado. Tem ação antiviral, antifúngica e antibiótica, pode controlar a febre moderada, pois é termogênico. A inalação do vapor de gengibre fervido em água quente, atua como descongestionante nesses quadros.

2- Alivia o enjoo matinal na gravidez

O gengibre durante a gravidez atua como a vitamina B6 no organismo e auxilia a controlar os enjoos matinais típicos desse estado. Ele pode ser mastigado ou então utilizar-se de um suplemento. Porém, é preciso não abusar, pois na gravidez é indicado apenas 1 grama de gengibre para cada quilo do peso corporal por dia.

3 – Combate problemas gastrointestinais

O gengibre acalma as dores no estômago e também ajuda a relaxar os músculos da região abdominal. Essa propriedade impede a formação de gases e combate o inchaço abdominal causado por eles. Também ajuda no tratamento de cólicas e da dispepsia (gastrite nervosa), assim como trata a diarreia de origem bacteriana. Ingerido após as refeições, ajuda na digestão e na desintoxicação de origem alimentar.

4 – Tem ação anti-inflamatória

Um das propriedades do gengibre é sua ação anti-inflamatória, que ajuda a combater problemas dessa origem. Inclusive, o gengibre é aliado no combate da artrite, da osteoartrite e também da gota. Ele ajuda a aliviar a dor causada por esses problemas. Tanto a ingestão do gengibre, como a aplicação do mesmo na região dolorida, causam o efeito positivo no organismo.

5 – Trata a cólica menstrual

Além de apresentar ação anti-inflamatória, o gengibre também é analgésico e durante o período menstrual o uso de cápsulas de gengibre ou do seu chá ajuda a aliviar as dores menstruais.

6 – Previne alguns tipos de câncer

As propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes do gengibre favorecem a prevenção do câncer também, em especial de ovário, pulmão, pele, próstata e colorretal. Ele ajuda tanto a prevenir como a tratar o câncer, pois proporciona a morte das células cancerosas ou retarda o seu crescimento e formação.

7 – Auxilia no tratamento da enxaqueca

As dores insuportáveis da enxaqueca, assim como os sintomas que a seguem, como as náuseas e tonturas, podem ser atenuados com o gengibre devido a sua ação sobre a s prostaglandinas, causadoras da inflamação dos vasos sanguíneos.

8 – Alivia a tosse e a dor na garganta

As ações anti-inflamatória, antibiótica e analgésica do gengibre aliviam as irritações na garganta, além de promover a sua assepsia. Como tem ação pungente, facilita a expectoração do muco dos pulmões e desobstrução das via aéreas causada pelo resfriado. Com isso, ameniza a tosse.

9 – Cuida do coração

O coração também é favorecido pelo consumo regular do gengibre, que além de reduzir o colesterol ruim também impede a coagulação do sangue nas artérias, protegendo os vasos sanguíneos e o coração.

10 – Ajuda no controle do diabetes

O consumo do gengibre também aumenta a eficácia da insulina, favorecendo a ação dos medicamentos que tratam o diabetes e ainda reduz o nível de açúcar no sangue.

Mas o gengibre também traz efeitos colaterais se consumido em excesso, como dores no estômago e sonolência. É preciso consumi-lo sob a supervisão de um médico em caso de hipertensão, pessoas que tratam problemas cardíacos com medicamentos e quando se faz uso de anticoagulantes.

Consumindo adequadamente, o gengibre só trará bons resultados.

Mas agora, a grande dúvida: chá de gengibre emagrece?

O gengibre é um alimento termogênico (que ajuda a acelerar o metabolismo) e, por isso, pode facilitar a perda de peso, fazendo com que mais calorias sejam gastas. Também pode ajudar na redução de medidas devido às suas propriedades diuréticas, que reduzem o inchaço e melhoram a circulação. Como sempre, vale lembrar que não existem soluções milagrosas. O chá de gengibre pode ser um forte aliado de uma vida saudável, com uma dieta equilibrada, boas noites de sono e prática regular de exercícios.

Também há procedimentos estéticos que auxiliam no processo de perda de peso e redução de medidas. Veja a seguir alguns deles e, se interessar, agende uma avaliação gratuita no Amadí Spa. Mas lembre-se que, para emagrecer com saúde, a chave é o equilíbrio: todos os fatores benéficos devem andar de mãos dadas.

O que vem por aí?

Que tal falarmos sobre a bebida mais apreciada de todas: o café? Ele será o tema de nossa próxima postagem, então, não perca!

Deixe seu comentário

0
Amadí Spa