Café: saiba tudo sobre o queridinho de muitas pessoas - Amadí Spa - Moema

Café: saiba tudo sobre o queridinho de muitas pessoas

A bebida mais consumida no Brasil é o café. É muito difícil encontrar quem não goste de um cafezinho, seja para bater papo, depois do almoço ou então só pra matar a vontade. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa bebida e como ela impacta nosso organismo?

Café: vilão ou aliado?

A grande maioria das pessoas não vive sem uma xícara de café! O que favoreceu o crescimento do Brasil e da sua economia foi a produção e exportação de café em nosso território, mas ele não foi apreciado somente lá fora.

O mercado nacional de café também é amplo e ele é admirado nos quatro cantos do Brasil. Com o passar do tempo novas receitas surgiram para incrementar o café, modos diferentes de preparo e de tratamento do grão, também conferiram sabores únicos.

A ciência estudou esse grão para descobrir, afinal, como o café poderia impactar a saúde das pessoas. E as descobertas feitas mostraram que o café é uma bebida viciante, ou seja, o corpo pede por ele em razão da cafeína que contém. Mas o café tem muitas outras propriedades e a principal delas, ou a mais conhecida de todos é que ele é rico em energia e atua como estimulante para o organismo, inibindo o sono.

Mas com diversas propriedades, o café pode ser tanto um vilão como um aliado, afinal, ele oferece benefícios e malefícios para o organismo e é por isso que precisa ser consumido com moderação. O recomendado é que se consuma de duas a quatro xícaras de café por dia para que aproveitar sua função preventiva. A seguir, confira benefícios e malefícios dele.

5 Benefícios:

1 – Concentração: A cafeína ajuda a melhorar a concentração e ainda influencia na memória, aumentando o desempenho.

 2 – Diabetes: O café melhora a síntese de insulina pelo organismo e ajuda a prevenir o diabetes.

 3 – Circulação: O consumo moderado ajuda na circulação e ele pode ser aliado no tratamento da enxaqueca, porque atua sobre as veias e artérias.

4 – Depressão: O café ajuda o organismo a produzir serotonina, dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que favorecem o combate da depressão e distúrbios cerebrais, podendo prevenir problemas, como o Mal de Parkinson e também a ansiedade.

5 – Prevenção do câncer: As propriedades do café se estendem para essa doença tão temida também, e sua substância atua prevenindo o câncer de pele e endometrial, entre outros.

5 Malefícios:

1 – Distúrbios nervosos: Quem consome muito café apresenta insônia, dores de cabeça, agitação, ansiedade e irritabilidade.

2 – Problemas gástricos: A cafeína consumida especialmente em jejum pode irritar o estômago e piorar o quadro de refluxo e a gastrite.

3 – Carência de cálcio: A cafeína também atrapalha o organismo a absorver o cálcio e pode ocasionar problemas como a osteoporose.

 4 – Desidratação: O café tem efeito diurético, ajudando a perder muitos líquidos. O consumo de café deve estar sempre associado à ingestão de água em quantia satisfatória.

 5 – Risco para gravidez: O café também pode trazer risco para a mulher grávida quando consumido em excessos, aumentando os riscos de aborto espontâneo.

O café para a pele

E o café tem uma característica interessante que começa a ser explorada: o seu efeito positivo sobre a pele. O café ainda verde produz um óleo que tem efeito hidratante, desintoxicante, anti-inflamatória e bioprotetora, ou seja, um tratamento completo!

E por ser esse grande aliado, é que o café vai continuar a ser a bebida mais apreciada por aqui!

 

O que vem por aí?

Em nossa próxima postagem vamos falar sobre os cuidados necessários durante a gravidez para passar por essa fase com saúde e bem-estar. Não perca!

Deixe seu comentário

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2020 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

MENU
Amadí Spa