Conheça os pontos do shiatsu - Amadí Spa

Conheça os pontos do Shiatsu

Uma das alternativas de tratamento ou complemento terapêutico para vários problemas de saúde e doenças é a técnica do Shiatsu. Essa técnica milenar visa distribuir de maneira mais intensa a energia pelo corpo e permitir que ela possa fluir livremente até os pontos do organismo que necessitam de tratamento, aliviando sintomas e contribuindo para a melhora orgânica e o bem estar de um modo geral. Conheça um pouco mais dessa técnica e também dos famosos pontos do Shiatsu, locais estratégicos para promover a melhora do organismo.

O Shiatsu

O Shiatsu tem suas origens numa outra técnica oriental milenar, o Tao Yin, que através da respiração, da meditação, massagens e de exercícios físicos, tinha a função de fazer com que a energia vital do corpo, o Ki, pudesse fluir livremente por todo o organismo, promovendo a cura ou melhora de quadros patológicos. Essa técnica foi introduzida no Japão por volta do século VI, quando os japoneses aprimoraram as técnicas já existentes e introduziram novas para que a ação pudesse ser ainda mais eficaz.

Com técnicas de quiropraxia e de fisioterapia, o Shiatsu foi sendo enriquecido, e no século XX Tamai Tempaku aprimorou ainda mais a técnica ao introduzir os conhecimentos modernos de anatomia para elaborar movimentos mais precisos e mais eficientes. O Shiatsu é realizado através do toque, com a pressão dos dedos, principalmente, atuando sobre meridianos e pontos do organismo que têm a função de fazer com que a energia possa fluir de maneira igual para todos os órgãos.

Os pontos e meridianos do Shiatsu

São muitos pontos que existem no corpo humano onde pode-se fazer a massagem Shiatsu visando a melhora de algum sintoma ou tratamento de algum problema, seja ele físico ou psicológico.

No total, o corpo humano conta com 12 meridianos, que são pontos principais do organismo, cada um responsável por um órgão primário. Esses meridianos possuem ainda outros pontos que se distribuem ao longo do corpo. Além dos 12 meridianos principais, ainda encontra-se mais 2 meridianos, responsáveis por distribuir a energia para os outros 12. Assim, temos no total 14 meridianos seguidos de diversos prontos que estão ligados a eles.

Os 12 meridianos principais do corpo humano são:

  • Meridiano dos pulmões – que possui 11 pontos e seu símbolo é P;
  • Meridiano do intestino grosso – possui 20 pontos e seu símbolo é IG;
  • Meridiano do Estômago – possui 45 pontos e símbolo E;
  • Meridiano do Baço-Pâncreas – possui 21 pontos e seu símbolo é BP;
  • Meridiano do Coração – com 9 pontos possui símbolo C;
  • Meridiano do Intestino Delgado – conta com 19 pontos e seu símbolo é ID;
  • Meridiano da Bexiga – um total de 67 pontos e possui símbolo B;
  • Meridiano dos Rins – possui 27 pontos e símbolo R;
  • Meridiano da Circulação-Sexo – possui 9 pontos e símbolo CS;
  • Meridiano do Triplo Aquecedor – conta 23 pontos e possui símbolo TA;
  • Meridiano da Vesícula Biliar – com 44 pontos possui símbolo VB;
  • Meridiano do Fígado – possui 14 pontos e seu símbolo é F.

Os 2 meridianos extras são:

  • Vaso Governador, com 28 pontos e símbolo VG;
  • Vaso da concepção, com 24 pontos e símbolo VC.

Cada ponto do Shiatsu que integra os meridianos é como um acesso que se possui para tratar os meridianos e chegar a sua energia de maneira mais fácil. Esses pontos são mais propensos a serem estimulados pela pressão da massagem do Shiatsu e permitem que a massagem tenha a eficácia desejada sobre cada problema que se apresente.

A função principal do Shiatsu é tratar os pontos “doentes” no organismo, que podem apresentar falta de energia por estarem obstruídos. Com o Shiatsu esses pontos são liberados e a energia volta a fluir, equilibrando o corpo e aliviando sintomas ao mesmo tempo em que promove a melhora do quadro clínico.

Através do Shiatsu pode-se devolver a energia para os pontos que estão em falta e ainda tonificar esses pontos, segundo a necessidade de cada caso, e para cada um deles é feito um tipo especial de movimento que vai atuar da maneira correta no ponto reequilibrando o organismo e devolvendo o bem estar e saúde.

 

  • Massagem Shiatsu Moema - Amadi Spa
    Shiatsu

    Promove o reequilíbrio energético e uma sensação extrema de bem-estar.

O que vem por aí?

Em nossa próxima postagem vamos falar um pouco mais sobre como ter uma vida tranquila. Não perca!

Comentários ( 4 )

  • solange maria

    muito interessante a matérias, gostei muito

    • Loja Online

      Que bom! Temos também muitas informações em nossas redes sociais, siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar todo o conteúdo!

  • rutynhayclossi2012@gmail.com

    Estou no aguardo dos cursos. Me interessa muito saber sobre técnicas pra melhorar saúde do corpo ,mente. Desde já agradeço e aguardo ansiosa por aprender tudo. Uma ótima semana a todos do Amadi Spa. Boa tarde. Abraço. At. Rute de Matos

    • Loja Online

      Ficamos felizes que tenha gostado! Fique sempre de olho em nossos artigos, e nos siga nas redes sociais… temos sempre novas publicações interessantes!

Deixe seu comentário

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2020 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

MENU
Amadí Spa