Endorfina entenda o que ela pode fazer por voce - Amadi Spa - Moema

Endorfina: entenda o que ela pode fazer por você

Você já ouviu falar sobre a endorfina? A endorfina é uma substância liberada pelo organismo capaz de proporcionar bem-estar e efeito analgésico no corpo. Alguns fatores contribuem para liberação da endorfina em nosso organismo e com isso, nos beneficiamos com seus efeitos benéficos. Conheça um pouco mais sobre este assunto e descubra o que a endorfina pode trazer de bom para você e seu organismo.

Um pouco mais sobre a endorfina

O corpo humano produz diversas substâncias e hormônios, cada um responsável por um efeito em nosso organismo. São hormônios, ácidos e secreções que equilibram nosso corpo e fazem com que tenhamos saúde e uma vida plena. Cada substância que compõe o nosso organismo é liberada ou produzida num determinado órgão ou glândula, sendo que algumas precisam de estímulos para serem produzidas e liberadas.

Isso é o que acontece com a endorfina, uma substância produzida pelo organismo humano na glândula hipófise. Ela causa sensação de bem-estar e tem efeito analgésico em nosso corpo, ou seja, ao mesmo tempo em que permite que tenhamos sensação de alívio e conforto internos, também sentimos menos dores e incômodos em nosso corpo quando ela é liberada.

Principalmente através da atividade física é que nosso organismo libera a endorfina. Quando movimentamos nosso corpo, a hipófise é estimulada a produzir e liberar a substância, e por isso temos a sensação de bem-estar ou mesmo de dever cumprido e ficamos satisfeitos quando praticamos algum exercício.

A endorfina pode ser viciante para o ser humano, no bom sentido, é por isso que algumas pessoas não conseguem ficar sem praticar atividades físicas e quando não podem, acabam se sentindo mal humoradas e irritadas em função da falta de endorfina que estão sentindo.

A produção e liberação de endorfina em nosso corpo

Toda atividade física é capaz de liberar endorfina em nosso organismo, porém, algumas estimulam mais a hipófise e por isso são mais eficazes para sua produção. A relação ente quantidade de endorfina liberada no corpo e intensidade/tempo da atividade física também pode variar e não existe um tempo certo apontado como o ideal para início da liberação da substância, porque desde o início da atividade ela começa a ser liberada e durante a atividade atinge seus picos.

Mesmo depois de encerrada a atividade física é possível continuar sentindo os efeitos no organismo, geralmente até duas horas depois da atividade, mas em alguns casos foi observado o tempo de 72 horas de bem-estar provocado pela endorfina.

Mas, não é somente através da atividade física que o ser humano pode sentir os efeitos benéficos da endorfina em seu corpo. As técnicas de massagem relaxante e terapias alternativas como acupuntura, por exemplo, também são capazes de liberar a endorfina no corpo.

Quando o paciente sente o toque do massoterapeuta em sua pele, o corpo automaticamente começa a liberar a endorfina. É por isso, também, que as sessões de massagem promovem relaxamento, alívio das dores e bem-estar.

Além de atuar no corpo liberando o fluxo sanguíneo e energético, aumentando a oxigenação das células, liberando as tensões musculares e articulares e estimulando o sistema linfático, a massagem ainda vai permitir que o corpo libere e endorfina, que vai auxiliar no processo analgésico da massagem e aumentar a sensação de conforto do paciente.

Marque sua sessão de massagem aqui, no Amadí Spa, e aproveite para conhecer essa sensação deliciosa de relaxamento físico e mental proporcionados pela massagem, ou então renove suas energias mais uma vez presenteando-se com momentos de descanso merecido.

Para que possamos ter disposição e vigor para enfrentar a rotina diária e seus problemas precisamos ter a mente e o corpo equilibrados, e uma dose de endorfina é essencial para que esse ânimo tome conta de nós. Não permita que o estresse, o cansaço e as tensões interfiram em seu rendimento diário e sal qualidade de vida, venha para o Amadí Spa e sinta-se renovado.

 

O que vem por aí?

Não perca nosso próximo post! Vamos dar algumas razões pelas quais você deve fazer uma massagem com velas.

Deixe seu comentário

Amadí Spa