Por que buscar por uma vida equilibrada? - Amadí Spa - Moema

Por que buscar por uma vida equilibrada?

Talvez você já tenha ficado confuso com as instruções de especialistas que hora dizem que devemos comer algo, e em seguida dizem que pode fazer mal, depois apontam que é preciso reduzir isso ou aquilo, mas em seguida provam que o que deveria ser cortado do cardápio na verdade também faz bem para a saúde. O que fazer então? É nessas horas que devemos buscar pelo equilíbrio em nossa vida.

O que faz mal pode fazer bem e vice-versa

É verdade que os seres humanos costumam inferir diversas substâncias e alimentos que podem fazer muito mal para sua saúde, como o açúcar, por exemplo. Isso porque embora não sejam encaradas como tal, a alimentação e a nutrição do nosso organismo na verdade se tratam de inúmeras reações químicas que são desencadeadas pela combinação das substâncias que ingerimos e sua ação sobre o corpo.

Essas reações podem ser tanto positivas como negativas, dependendo das substâncias ingeridas, da quantidade e da frequência que as ingerimos. Todos esses fatores influenciam porque sendo o organismo baseado em reações, quanto maior a quantidade de uma substância ou então a sua deficiência no corpo, isso vai influenciar na intensidade da reação provocada.

Sendo assim, voltamos ao exemplo do açúcar. O açúcar pode trazer complicações orgânicas, sendo a mais conhecida o diabetes, causado pela elevação da taxa glicêmica do organismo. Ao ingerir muito açúcar interferimos na produção de insulina pelo pâncreas, e isso causa o aumento da glicose no sangue. Porém, o açúcar tem seu lado positivo e atua como fonte de energia e também favorecer o funcionamento do cérebro.

E isso não acontece somente com o açúcar. O mesmo se dá com todos os nutrientes que ingerimos. Mesmo as vitaminas e minerais, em excesso no organismo, podem trazer problemas, a exemplo, temos o cálcio. Essencial para a formação e manutenção dos ossos e musculatura, o cálcio, quando em excesso, pode ser o causador de problemas renais, como os cálculos (pedra nos rins).

Por isso, a recomendação dos nutricionistas para pessoas saudáveis não é cortar os nutrientes e alimentos do cardápio, mas sim equilibrar a alimentação, reduzindo aqueles que podem fazer mais mal para o organismo e aumentando aqueles que oferecem menos risco de problemas. Com esse pensamento é que muitas pessoas têm adotado a reeducação alimentar ao invés de dietas que cortam calorias e nutrientes, ou grupos de alimentos.

Encontrando o equilíbrio

A busca pelo equilíbrio é que o faz com que nosso corpo e nossa mente trabalhem harmonicamente. Esse equilíbrio não está somente na alimentação. Ela é um fator fundamental porque é o que abastece nosso corpo, o que garante nossa saúde e o bom funcionamento dos órgãos e também da mente, que precisa de uma alimentação equilibrada para poder trabalhar com clareza e lucidez.

Porém, o equilíbrio deve ser alcançado em todos os setores da nossa vida. Tudo o que é excesso faz mal e tudo o que é de menos faz falta. Sendo assim, é preciso que saibamos encontrar um ponto médio onde podemos basear a nossa rotina e nossos hábitos.

Além de reeducar seu paladar e buscar pela alimentação equilibrada, tenha equilíbrio também em suas atividades. Trabalhar de mais pode causar estresse, irritabilidade, insônia, cansaço físico e mental. Mas trabalhar de menos também não é bom, porque deixa a mente desocupada, e podem acontecer as depressões, preocupações, o sedentarismo e o ócio.

O lazer é essencial, mas também não podemos viver de festas e passeios. Dormir é uma parte importante do dia, mas o excesso de sono interfere no metabolismo e na produtividade. Exercícios fazem parte da vida saudável, mas seu excesso pode sobrecarregar o corpo e causar desequilíbrios nutricionais.

Sendo assim, nossa vida precisa ser baseada no equilíbrio, precisamos ter limites tanto para mais como para menos, e assim manter a harmonia da nossa vida em cada setor. Associe tudo isso a prevenção de problemas de saúde através de técnicas como a massagem ayurvédica e outras mais que podem te ajudar a manter o equilíbrio do seu corpo e da sua mente. Visite o Amadí Spa e saiba mais sobre isso.

O que vem por aí?

Em nossa próxima postagem vamos falar um pouco sobre a caminhada e como ela pode fazer bem para sua saúde.

Deixe um comentário

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2019 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

MENU
Amadí Spa