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O que a caminhada pode fazer por você?

Manter uma alimentação saudável e controlar o estresse são dois passos importantes para conseguir manter o equilíbrio orgânico e também obter mais qualidade de vida. Porém, a prática de atividades físicas é indispensável, ainda que você mantenha bons hábitos, pois elas têm um peso expressivo no organismo. A caminhada é uma das atividades preferidas de quem precisa se exercitar. Entenda por quê.

Por que a caminhada é uma das atividades favoritas?

Existem muitas opções de atividades físicas para pessoas de diversas idades, e cada uma dessas atividades atua no organismo de uma maneira diferente, dependendo do impacto que ela causa no mesmo. Assim, algumas ajudam a tonificar os músculos, outras favorecem mais a ventilação e o funcionamento cardíaco, ainda outras ajudam a acelerar o metabolismo e favorecem a queima de calorias, outras são localizadas em algumas áreas do corpo, e assim por diante.

Porém, o que acontece é que muitas vezes uma determinada atividade não é indicada para certa classe de pessoas, porque ao invés de fazer bem para sua saúde ela poderia, na verdade, agravar os quadros clínicos de quem apresenta problemas, como por exemplo, na coluna, no coração ou articulações.

Por isso, o ideal é com a ajuda de um especialista encontrar a atividade que não causa impacto no organismo e é por esse motivo que a caminhada é uma das atividades favoritas. A caminhada não tem contraindicação (salvo em casos muito específicos), porque ela não causa grandes impactos no corpo. Caminhar é muito saudável mesmo para pessoas já na terceira idade e ajuda a manter o organismo ativo.

Veja só quais são os impactos positivos que a caminhada pode proporcionar aos seus praticantes:

Melhora na respiração – ao caminhar o coração bate mais rápido e isso exige melhor ventilação do organismo, assim, respiramos mais intensamente, o que exercita também o sistema respiratório.

Nutrição das células e tecidos – por estimular a respiração, a caminhada também ajuda a levar nutrientes para células e tecidos, permitindo que os mesmos fiquem mais nutridos, mas para ser eficaz nesse caso é importante também manter uma alimentação rica e variada.

Exercita o coração – a caminhada estimula os batimentos cardíacos pelas necessidades que o corpo apresenta por estar em movimento, como maior fluxo sanguíneo e oxigenação das células. Com isso, o coração trabalha mais rápido e se fortalece.

Ativa o metabolismo – caminhar exige energia, e a energia é conseguida pelo organismo através do funcionamento do metabolismo que transforma a gordura do nosso corpo em energia, e isso faz com que tenhamos força e vigor para caminhar.

Queima a gordura corporal – a caminhada também ajuda a emagrecer, porque é das reservas naturais do corpo que o metabolismo vai extrair a energia extra para realizar essas atividades, com isso, ela promove a perda de peso.

Controle das taxas de glicemia, colesterol e triglicérides – as pessoas que apresentam em seu quadro clínico alterações nas taxas de glicose, de colesterol e também de triglicérides conseguem equilibrar, ou pelo menos reduzir, essas taxas elevadas através da caminhada, pelo esforço que o organismo faz para produzir energia e também pelo estímulo dos órgãos internos.

Combate a retenção de líquidos – a caminhada ajuda a estimular todo o organismo e seu funcionamento, com isso, ela ajuda a fazer com que o corpo elimine com maior facilidade os líquidos retidos, que causam os inchaços nos pés, nas mãos, pernas, na barriga e também na face. Para potencializar esse efeito da caminhada, combine com a massagem drenagem linfática – tanto a corporal como a facial –  oferecias pelo Amadí Spa, dessa maneira você vai reduzir alguns números do seu manequim e prevenir os problemas que a retenção de líquidos pode causar, como o aumento da pressão arterial.

Mas, lembre-se!

A caminhada traz benefícios para o corpo quando é feita da maneira certa. Não basta andar apenas, é essencial manter um ritmo um pouco mais acelerado do que no caminhar cotidiano.

Lembre-se de fazer um alongamento antes e depois da caminhada para relaxar os músculos e ainda use um tênis adequado para absorver impactos, roupas leves e claras, óculos de sol, protetor solar e um boné ou chapéu. Tenha sempre em mãos uma garrafinha com água para manter seu organismo hidratado e boa caminhada!

O que vem por aí?

Em nossa próxima postagem vamos falar sobre um problema sério, a taxa elevada de triglicérides, e como você pode controlá-la. Serão dicas preciosas, não perca!

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