Saiba o que os triglicérides causam no organismo e como controlá-los - Amadí Spa - Moema

Saiba o que os triglicérides causam no organismo e como controlá-los

Existem muitas substâncias que são ingeridas através da alimentação e que fazem mal para o organismo. Entre corantes, conservantes, açúcares e outros mais, temos também as gorduras, que estão presentes em diversos grupos alimentares. Os triglicérides são uma delas e sua taxa elevado no organismo pode resultar em problemas de saúde.

O que são triglicérides?

Os triglicérides são um tipo de gordura consumida pelas pessoas, mas que geralmente não recebem a devida atenção. Eles estão presentes em especial nos grupos alimentares que contêm carboidratos, entretanto, o organismo pode produzir essa substância.

Os triglicérides estão presentes também em alimentos gordurosos, e embora não tenham tanto destaque como o colesterol e nem sejam tão agressivas quanto ele, os triglicérides se acumulam no organismo e podem acarretar problemas de saúde quando sua taxa está elevada no sangue.

Para conhecer a taxa de triglicérides presente no corpo, basta fazer um exame clínico através de consulta médica para obter as taxas de sua concentração, e se necessário, tratar o problema para reduzir essas taxas.

O que os triglicérides causam ao organismo?

As taxas elevadas de triglicérides no sangue podem trazer sérias complicações de saúde, e por isso, é fundamental fazer o controle dessas taxas através de consultas periódicas com um médico e a realização de exames de rotina.

Pessoas que apresentam taxas elevadas de triglicérides no sangue têm maiores chances de apresentarem, também, taxas elevadas de colesterol, porque as triglicérides diminuem as taxas do bom colesterol e aumenta as do ruim.

Ao elevar as taxas de colesterol do sangue os triglicérides também podem trazer maiores chances de doenças cardíacas, afinal, o colesterol se acumula nas paredes das artérias e impede o livre fluxo sanguíneo, fazendo o coração trabalhar mais intensamente, e também podendo causar o entupimento das tatearias, vindo ocasionar infartos.

O excesso de triglicérides também podem resultar em AVC (Acidente Vascular Cerebral), em especial para as mulheres que entram na fase da pós-menopausa. Os pesquisadores ainda não sabem quais são as ligações entre o risco de AVC e as triglicérides, pois os níveis de colesterol não estão relacionados ao risco que essas mulheres apresentaram durante o experimento.

Além desses problemas, as triglicérides acumuladas no organismo ainda causam problemas no pâncreas, como as pancreatites, e também ocasionam o acúmulo do fígado e do baço e promovem o acúmulo de gordura sob a pele. Porém, é possível controlar a ingestão de triglicérides e também reduzir as taxas no organismo.

Como fazer o controle das triglicérides no organismo?

Para reduzir e controlar as taxas de triglicérides no sangue é preciso uma mudança nos hábitos, tanto alimentares como nos hábitos gerais. O primeiro passo é reduzir a ingestão dessas gorduras através da redução de grupos alimentares, como as massas e os tubérculos (batata, por exemplo).

Ao mesmo tempo deve-se aumentar a ingestão de verduras e legumes, assim como alimentos integrais. Aqueles rico em ômega 3 também ajudam a controlar essa taxa, pois esse nutriente, presente em peixes e frutas secas ajuda aumentar o bom colesterol e reduzir o ruim.

Também é preciso controlar a ingestão de açúcares, tanto aqueles presentes nos doces como também nas frutas. O açúcar é um tipo de carboidrato e pode elevar as taxas de triglicérides, as frutas devem ser consumidas na medida certa, para que se aproveite seus nutrientes sem acumular os açúcares.

A prática de atividades físicas é mais um ponto a ser observado para reduzir as triglicérides, pois elas geralmente estão associadas ao sobrepeso. Os exercícios queimam as calorias convertendo em energia.

A ingestão de álcool e o uso de tabaco favorecem o acúmulo de triglicérides no sangue e por isso é essencial eliminar esses hábitos pouco saudáveis.

Controlar as taxas de triglicérides é essencial para manter o equilíbrio orgânico, então, para alcançar maior qualidade de vida, mantenha sempre hábitos saudáveis.

 

O que vem por aí?

Você já experimentou alguma receita caseira de beleza? Em nossa próxima postagem vamos falar sobre os riscos que elas podem trazer para você e como pode comprometer a sua aparência. Não perca!

Deixe um comentário

CNPJ 19.247.542/0001-91

©2019 Amadí® Spa - Bem-vindo ao melhor da vida

MENU
Amadí Spa